Novidades

A ortodontia pode ajudar um atleta?

|

Publicada em: 9 de
novembro de 2015

        A Ortodontia é uma área de atuação da Odontologia que se propõe a oferecer aos atletas alternativas de correção para as más oclusões (quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias). Tal condição pode prejudicar o desenvolvimento ósseo da face, acarretar dificuldades respiratórias, e ou ainda afetar a qualidade da mastigação dos alimentos e consequentemente a absorção de nutrientes pelo organismo. Tudo isso pode se traduzir na redução do desempenho físico do atleta.

        Diante disso, atletas que necessitam do tratamento ortodôntico e possuem o risco do contato físico e ou quedas durante a prática esportiva não devem utilizar aparelhos ortodônticos convencionais, uma vez que estes aumentam o risco de lesões bucais devido a possibilidade de contado do aparelho com bochechas e lábio.

        Como alternativa, surge a ortodontia lingual, técnica criada da década de 70 onde o aparelho é colado atrás dos dentes para atender aos anseios estéticos, uma vez que o aparelho não fica visível,  e proteger atletas  contra eventuais traumas na boca decorrente da atividade esportiva.

Randerson Cardoso

© 2015 Randerson Cardoso. Todos os Direitos Reservados.